1 cabeza 2022 (150 px × 50 px) (1)

Prefeito de Curitiba é uma das quatro referências mundiais em iniciativas de cidades inteligentes

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PSD) é uma das quatro personalidades no mundo que têm contribuído de forma significativa para o avanço de projetos de cidades inteligentes nos últimos 10 anos. O reconhecimento internacional o coloca como um dos finalistas do World Smart City Awards 2022, na categoria Prêmio de Liderança, que terá o vencedor anunciado no dia 16 de novembro, durante o Smart City Expo World Congress, em Barcelona (Espanha), o fórum internacional mais importante sobre o tema.

Além de Greca, estão entre as quatro personalidades que têm contribuído de forma significativa para o avanço de projetos de cidades inteligentes: Peter Marland, chefe do conselho de Milton Keynes (Reino Unido); Reem Al Mansoori, subsecretária assistente de Desenvolvimento Digital do Qatar; e Aníbal Gaviria Correa, governador de Antioquia (Colômbia).

Veja também

Greca é o primeiro brasileiro reconhecido pela premiação internacional por sua contribuição ao desenvolvimento de smart cities, com iniciativas como Faróis do Saber e Inovação, Vale do Pinhão , Bairro Novo do Caximba, Fazenda Urbana, Jardins de Mel, aplicativo Saúde Já, Muralha Digital e novo Inter 2.

Visionário – Segundo a Fira Barcelona, organizadora da premiação e do Smart City Expo World Congress, Greca é um político visionário. “Em seu primeiro mandato como prefeito de Curitiba (1993-1996), trabalhou para desenvolver Curitiba como uma cidade sustentável e inovadora”, diz a organização do prêmio.

“Nos últimos anos, em seu segundo e terceiro mandatos (2017-2020 e 2021-2024), contribui para tornar Curitiba ainda mais acessível, sustentável e inclusiva com o Vale do Pinhão”, em referência ao trabalho da prefeitura pelo ecossistema de inovação da capital e no desenvolvimento de iniciativas que aliam apoio ao crescimento econômico sustentável às pautas de impacto ambiental e social.

Iniciativas de agricultura urbana, como as 145 hortas urbanas, Fazenda Urbana e Jardins de Mel, também levaram Curitiba a ser uma dos seis finalistas do World Smart City Awards 2022, na categoria City Award (Prêmio Cidade).

“Os programas de segurança alimentar e nutricional da cidade promovem o melhor acesso a alimentos saudáveis aos curitibanos, abrangendo a implantação de hortas e fazendas urbanas, engajamento comunitário, tecnologias, educação, sustentabilidade, assistência social, alimentação saudável e desenvolvimento socioeconômico”, destaca Greca.

Crédito/foto: Daniel Castellano/SMCS