1 cabeza 2022 (150 px × 50 px) (1)

Prefeito de Foz do Iguaçu recebe título Atitude Cidadã 2021 pelo programa de Coleta Seletiva

(Foto feita antes da pandemia da Covid-19)

Programa implantado em 2017 foi reconhecido pelo Instituto Lixo Zero Brasil pelas boas práticas de cidadania e sustentabilidade

O prefeito de Foz do Iguaçu Chico Brasileiro recebeu nesta terça-feira (23) o Título Atitude Cidadã 2021, do Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB), em reconhecimento ao Programa Municipal de Coleta Seletiva.

O título reconhece pessoas, institutos, movimentos e organizações que praticam o bem, promovem iniciativas sustentáveis e de lixo zero, em determinado território.

Devido à pandemia da Covid-19, a cerimônia foi feita de forma virtual através de uma live com a participação do secretário de transparência e governança, José Elias Castro Gomes e da chefe de gabinete Elaine Anderle, que representaram o prefeito Chico Brasileiro, e da coordenadora do Programa de Coleta Seletiva, Rosani Borba, que apresentou as ações.

“Esse é um momento especial para a nossa cidade. Antes de 2017 não havia coleta seletiva no município e esta foi uma das prioridades do prefeito Chico Brasileiro. O projeto é fruto de um compromisso da gestão”, disse a coordenadora.

“A Secretaria de Meio Ambiente se comprometeu em iniciar este projeto, que foi sendo implantado nos bairros de forma gradativa. Fizemos o termo de colaboração com a COAAFI em 2018, e em 2019 recebemos os caminhões adaptados, por meio de uma parceria com Itaipu Binacional e o Governo do Estado que soma mais de R$ 17 milhões. Com isso, em dezembro de 2019 chegamos a 100% da área urbana domiciliar e, em fevereiro de 2020, à área rural”, destacou Rosani.

Com o programa, os antigos “barracões” foram transformados em Unidades de Valorização de Resíduos (UVR), dando melhores condições de trabalho aos catadores e facilitando a separação dos resíduos, com novos maquinários. “Duas novas unidades foram entregues e outras seis estão em processo de reforma e ampliação. Destas, três já estão praticamente prontas”, disse Rosani.

Orientação

O trabalho de comunicação para informar os moradores sobre a separação e a destinação correta dos resíduos também foi ressaltado pela coordenadora. “No início, a orientação foi feita de casa em casa, entregando a sacola de ráfia e os ímãs de geladeira. O trabalho com a população é constante, por meio de materiais informativos virtuais para reforçar a importância do consumo consciente e a separação correta dos resíduos”, explicou.

Também foram instaladas 48 placas em diferentes regiões da cidade com informações sobre a Coleta Seletiva, promovidas palestras em escolas e clubes de mães (antes da pandemia) e cursos com servidores públicos.

O Instituto Lixo Zero reconheceu, ao todo, seis projetos que demonstram a prática da cidadania e da sustentabilidade. Além do prefeito Chico Brasileiro, foram homenageadas as empresas Sol Pedras, – FerpalGlass, BomApp, a LixoTec e a COAAFI – Cooperativa dos Agentes Ambientais de Foz do Iguaçu.