1 cabeza 2022 (150 px × 50 px) (1)

Prefeitura de Foz e Itaipu realizam reunião com instituições para organização do Natal de Águas e Luzes 2022

A intenção é que os setores públicos e privados se integrem para a formação de um grupo permanente de gestão

O grupo de trabalho responsável pelas celebrações do Natal de Foz do Iguaçu se reuniu na quarta-feira (20) com instituições representativas da iniciativa privada da cidade para tratar de parcerias para a organização do evento e aporte de recursos para o Natal de Águas e Luzes 2022. O objetivo é que os setores públicos e privados atuem juntos.

O encontro foi organizado pela Secretaria de Turismo e Projetos Estratégicos, Fundação Cultural e Itaipu Binacional, que já possuem atrações programadas e devem ser anunciadas em breve, bem como as datas e locais.

Conforme contou o secretário da pasta, Paulo Angeli, o encontro visou definir uma ferramenta permanente de gestão, com nomes já designados para contribuir com a organização das festas do fim de ano.

“Estamos formando esse grupo não pensando apenas em 2022, mas em uma equipe que continue unida para os anos seguintes, transformando o Natal de Foz em uma ação autossuficiente. Precisamos ter esses empresários do turismo e do comércio ao nosso lado, apoiando e envolvendo um número cada vez maior de interessados”, disse Angeli.

“Anotei o que foi debatido aqui e levarei essas informações para a pauta da próxima reunião entre os comerciantes da associação. Entender esse funcionamento pode impulsionar a participação ainda maior de outros colegas”, contou Sidinéia Perazzoli, representante do núcleo comercial da Vila Yolanda.

Organização entre setores

Os participantes assistiram a uma apresentação sobre os resultados da última edição do evento, em 2021, que reuniu mais de 300 mil pessoas durante os 35 dias em que as decorações iluminaram a cidade. O faturamento nas diferentes atividades do comércio e de serviços de Foz do Iguaçu aumentou mais de 7,5% em dezembro de 2021, segundo o Observatório Econômico Municipal.

A temática foi “Natal de Águas e Luzes”, uma referência às Cataratas do Iguaçu, principal atrativo de Foz, e à usina de Itaipu, a maior hidrelétrica em operação do mundo, e que será mantida para 2022.

“A parceria entre Itaipu, Prefeitura e demais setores, deixou um legado imenso para Foz, que mostrou o potencial para se tornar umas das cidades de referência em eventos natalinos. Temos que manter isso para esse ano e realizar uma festa ainda melhor”, frisou o almirante Luiz Carlos Faria Vieira, assessor especial que estava representando o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional.

“Já temos uma marca, agora temos que pensar no futuro. Estamos nos antecipando cada vez mais e entregando uma programação completa que encanta iguaçuenses e turistas que enchem a nossa cidade com alegria e movimentam a economia por meio do turismo.

Foto: Jonas Neto