1 cabeza 2022 (150 px × 50 px) (1)

Prefeitura de Foz vai adquirir ônibus próprios para operar o transporte coletivo, diz Chico

Foto: Roger Meireles

De acordo com o prefeito Chico Brasileiro, os ônibus devem ser modernos e possivelmente elétricos

O prefeito Chico Brasileiro disse neste sábado, 22, que a prefeitura irá adquirir ônibus próprios para operar o Transporte Coletivo da cidade, sem depender das empresas terceirizadas. De acordo com o prefeito já houve uma reunião com a Caixa Econômica para iniciar uma operação de crédito para comprar os ônibus, possivelmente elétricos. Chico destacou que o processo é independente do atual contrato de transporte. 

O objetivo, segundo o prefeito, é se tornar independente das empresas. “Nós temos que parar de ser refém desse povo, temos que parar de ser refém dessas empresas que querem explorar, que ganharam, ganharam, ganharam, e agora querem tirar dinheiro da prefeitura. Eles querem que a prefeitura banque o sistema. Mas quando eles engordaram os seus cofres com muito dinheiro, estava tudo muito bem” desabafou. 

De acordo com o prefeito, ele deve conversar com a Câmara Municipal de Vereadores, mas afirma que a negociação com a Caixa já está bem encaminhada. “Vamos comprar ônibus modernos, vamos comprar, não é alugar, não é parceria com empresa, não é incentivo, é comprar” destacou.  O prefeito afirmou que os ônibus deverão ser modernos. “De preferência ônibus elétricos, para que Foz tenha ônibus sustentáveis, onde as pessoas tenham orgulho de estar em uma cidade que mostra ao mundo, a quem nos visita, que estão andando em ônibus sustentáveis, que não poluem o meio ambiente” salientou.

Segundo o prefeito o objetivo é estabelecer um novo modelo de transporte coletivo na cidade, porém salienta que o processo para estabelecer o novo sistema será lento. “Estamos encaminhando isso como uma resposta, independente da situação do contrato, vamos encaminhar essa compra de ônibus para que Foz possa virar a página em relação ao transporte coletivo, e construir um sistema, que não é da noite para o dia, vamos sofrer ainda com esse sistema, mas estamos construindo, está bem avançada a construção de um novo modelo de transporte coletivo que dê dignidade ao iguaçuense” afirma. 

As informações são da Rádio Cultura