Projetos de Foz concorrem ao Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

Iniciativas do município que contribuem para o desenvolvimento socioeconômico e para a geração de emprego e renda

Ações de estímulo ao desenvolvimento econômico da Prefeitura de Foz do Iguaçu, como o Repara Foz, Foz Conhecendo Foz, Auxílio Material Escolar, Compra Mais Local e outros que estão inseridos no Programa Foz Desenvolve foram apresentados hoje (29) à coordenação estadual do Sebrae/PR.

A avaliação presencial é uma das etapas do XI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. O resultado ajuda a compor o julgamento para a etapa estadual, que acontecerá em maio e, posteriormente, a etapa nacional. O município concorre em duas categorias: Compras Públicas e Cidade Empreendedora.

Veja também

A secretária da Fazenda, Salete Horst, conduziu a apresentação dos projetos, juntamente com o diretor do departamento de Compras, Raphael Camargo, e a secretária da educação, Maria Justina da Silva.

Dentro da categoria Compras Públicas, Foz está inscrita com os projetos “Foz Conhecendo Foz”, criado durante a pandemia para promover os atrativos turísticos e gerar renda aos guias e profissionais do transporte turístico e escolar; o “Repara Foz”, que possibilita aos prestadores de serviços realizarem pequenos reparos e manutenções em prédios públicos por meio de contratação direta; o “Auxílio Material Escolar”, que credenciou papelarias locais para a venda de produtos aos mais de 25 mil alunos da rede municipal; e o “Compra Mais Local”, que incentiva e auxilia as empresas a participarem das licitações, aumentando a participação local em compras públicas.

Todas essas ações estão inseridas no Foz Desenvolve, o maior programa de apoio empresarial da região, com diversas ações que estimulam a formalização do pequeno empreendedor, promovem a melhoria no ambiente de negócio e o desenvolvimento socioeconômico.

“Estamos muito felizes em mais uma vez concorrer ao prêmio. Isso porque todas essas ações têm o aval do prefeito Chico Brasileiro, que sempre teve um olhar especial para os pequenos negócios. Melhorar a renda e fazer a diferença na vida dessas pessoas sempre foi um desejo da gestão, e com todos estes projetos, hoje conseguimos levar mais oportunidades aos empreendedores locais”, comentou Salete Horst.

Coordenadora estadual de acesso a mercado do Sebrae/ PR, Juliana Schvenger afirma que Foz do Iguaçu possui projetos de sucesso que podem ser implantados em outras cidades. “Muitos municípios procuram pelas ações que estão sendo desenvolvidas aqui. Precisamos potencializar as políticas públicas que valorizem os MEIS (micro empreendedores individuais) e demonstrar os projetos de Foz a nível Brasil”, disse.

Na próxima semana, o município recebe mais uma visita técnica do Sebrae para análise dos projetos inseridos na categoria Cidade Empreendedora.

Projetos de Foz concorrem ao Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

Em 2019, o município conquistou o prêmio estadual com o projeto MEI na Escola, voltado à geração de emprego e renda aos MEIS.