1 cabeza 2022 (150 px × 50 px) (1)

Relatório ambiental da ONU é alarmante, diz Romanelli

Represa Passaúna Foto Gilson Abreu

O relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) que mostra a responsabilidade das ações do homem em relação ao clima é alarmante e exigirá uma nova postura da sociedade para que a situação não se agrave ainda mais, avaliou nesta terça-feira, 10, o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB).

“A ação do homem deixou o mundo descompensado. Ou nos preocupamos com as alterações climáticas ou as futuras gerações vão pagar pela degradação que estamos promovendo. Devemos mudar e fazer a nossa parte para proteger a natureza”, completou o deputado.

Romanelli sustenta que as mudanças do clima estão presentes e sentidas por todos. Ele cita a crise hídrica que afeta o Paraná, que reduz a oferta de água para consumo e para irrigação, e o calor intenso registrado no verão do hemisfério norte. “Está evidente que é preciso parar de agredir o ambiente”.

Relatório – De acordo com o relatório do IPCC, vinculado à ONU (Organização das Nações Unidas), as mudanças climáticas que o mundo vivencia são irrefutáveis e irreversíveis, e levaram a um aumento de 1,07º na temperatura do planeta. O estudo, publicado na segunda-feira (9), quantifica a responsabilidade das ações humanas neste processo.