1 cabeza 2022 (150 px × 50 px) (1)

Saúde de Foz promove ação para intensificar diagnósticos pelo Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais

Testes rápidos e triagem sorológica serão feitos na quinta e sexta-feira (28 e 29) no Centro de Especialidades Médicas (CEM)

Nesta quinta-feira, 28 de julho, é o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. Em Foz do Iguaçu, a Secretaria Municipal de Saúde promove em conjunto com a 9ª Regional de Saúde uma ação de testagem no Centro de Especialidades Médicas (CEM), durante quinta e sexta-feira (29).

Das 8h às 16h, as equipes farão testes rápidos e triagem sorológica para detectar portadores dos vírus das hepatites B e C, HIV e sífilis. A iniciativa é organizada pelo Programa IST/Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Saúde.

De acordo com o coordenador do IST/AIDS, Wanderley Erasmo Furtado, o objetivo da ação é ter um maior alcance de moradores de todas as regiões da cidade. “Escolhemos o CEM justamente porque é um local que recebe pessoas de todos os distritos em busca das especialidades, e é um público que muitas vezes temos dificuldade de alcançar”, explicou.

Ainda conforme Wanderley, a meta é realizar em torno de 100 testes em cada um dos dias da ação. “A partir do diagnóstico, faremos o encaminhamento para o serviço especializado, para iniciar o tratamento e monitorar esses pacientes, sejam casos de hepatites virais, HIV ou sífilis”, ressaltou.

Ambulatório de Hepatites

Foz do Iguaçu possui um Ambulatório de Hepatites Virais para atendimento ao público, investigação e tratamento clínico das diferentes hepatites virais (A, B, C, D e E). Durante o acompanhamento, os pacientes podem realizar exames laboratoriais, incluindo exames de alta complexidade, para o diagnóstico e monitoramento das doenças.

Serviço

Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais

O que: Testes rápidos e triagem sorológica

Local: Centro de Especialidades Médicas (CEM) – Avenida Brasil, 1.777

Horário: 8h às 16h.