1 cabeza 2022 (150 px × 50 px) (1)

Secretaria da Saúde de Foz do Iguaçu adere à campanha de prevenção ao câncer de pele

Centro de Especialidades Médicas estará aberto neste sábado (03), das 9h às 15h para avaliações de lesões e rastreamento da doença

Em alusão ao Dezembro Laranja, o mês de prevenção ao câncer de pele, a Secretaria Municipal da Saúde realiza neste sábado (03) o atendimento à população para avaliações dermatológicas, rastreamento da doença e encaminhamentos de casos suspeitos.

Os atendimentos serão feitos no Centro de Especialidades Médicas (CEM), na Avenida Brasil, nº 1777, das 9h às 15h, com 300 senhas disponibilizadas a partir das 8 horas da manhã. A ação integra a campanha nacional de prevenção ao câncer de pele desenvolvida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.

“O objetivo é levar informações sobre a doença, orientar a população sobre as formas de prevenção e fazer o rastreamento de possíveis casos de câncer de pele. Sabemos que o diagnóstico precoce faz toda a diferença no tratamento”, explicou a diretora de Assistência Especializada da Secretaria da Saúde, Jassiara Moraes.

Apesar de ser aberto ao público, a prioridade no atendimento será para pessoas com alguma mancha ou lesão na pele e familiares de pessoas diagnosticadas com a doença, pois a hereditariedade desempenha um papel central no desenvolvimento do melanoma.

Doença

O câncer da pele responde por 33% de todos os diagnósticos desta doença no Brasil, sendo que o Instituto Nacional do Câncer (INCA) registra, a cada ano, cerca de 185 mil novos casos. O tipo mais comum, o câncer da pele não melanoma, tem letalidade baixa, porém seus números são muito altos.

Prevenção

Evitar a exposição ao sol nos horários com altos níveis ultravioletas, usar filtro solar e roupas de proteção são algumas das orientações para prevenir a doença. Os cuidados devem se manter o ano todo e não somente no verão.