1 cabeza 2022 (150 px × 50 px) (1)

Sindhotéis e Agência do Trabalhador organizam feirão de emprego em Foz do Iguaçu

O Sindhotéis e a Agência do Trabalhador farão na próxima sexta-feira, 19, entre 8h e 15h, um feirão de empregos para hospedagem e gastronomia em Foz do Iguaçu. “Já conversamos com o padre Carlão (Carlos Humberto) e ele nos autorizou a utilizar o salão paroquial da Igreja Matriz para um feirão de empregos”, disse Marcelo Martini, presidente do Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes.

Serão ofertadas cerca de 250 vagas em vários setores da hotelaria, bares e restaurantes, o setor carece de mão de obra para camareiras, recepcionistas, cozinheiros, auxiliares de cozinha, governantas, maitres, sommeliers, garçons, gerentes (hospedagem, alimentos e bebidas), concierges, mensageiros, monitores, seguranças e trabalhadores de manutenção. “Este feirão é uma parceria com a Agência do Trabalhador e a Secretaria Estadual de Justiça, Família e Trabalho”, disse.

O diretor da Agência do Trabalhador, Luciano Castilha, afirma que são poucas as vagas abertas nestes ramos de atividades. “Mas, a parceria com o Sindhotéis vai levar a Agência do Trabalhador até empresas que não utilizavam os serviços da agência. Isto é muito importante, porque vai dar mais oportunidade ao trabalhador desta área. Vai dar mais vantagens e opções para quem está procurando emprego e principalmente nesta área que está crescendo bastante”.

Cursos

Neste primeiro semestre, o setor e o comércio criaram a maioria dos mais de 1.365 novos postos de trabalho com carteira assinada. Em comparação com o mesmo período de 2021, o aumento foi superior a 11% (1,2 mil novos empregos), segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Previdência.

A abertura de novos de trabalho demanda qualificação e experiência. A prefeitura firmou convênio com a Secretaria Estadual da Justiça, Família e Trabalho e Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) para oferecer cursos de qualificação e capacitação profissional.

O Sindhotéis disponibilizou a estrutura do sindicato para quatro cursos. Martini disse que o turismo voltou a crescer, o que demanda mão de obra qualificada no setor. “Muitos colaboradores migraram para outras áreas ou optaram por trabalhar como extra. Por isso, o setor está encontrando dificuldades para suprir as vagas existentes. Com os cursos, vamos treinar novos colaboradores”, disse

Qualificação

A primeira turma do curso de “Camareira(o) em Meios de Hospedagem”, com 15 vagas e carga horária de 160h, já começou nesta semana. A segunda turma deste curso está prevista para a segunda quinzena de setembro, quando também iniciará a turma de “Recepcionista em Meios de Hospedagem”, com 20 vagas e carga horária de 160h.

O curso de “Auxiliar de Cozinha” terá 20 vagas e carga horária de 240h, com início previsto para 7 de novembro. Além destas quatro turmas que serão realizadas no Sindhotéis, Foz do Iguaçu também receberá o curso de “Cabeleireiro Assistente”, com carga horária de 230h e 15 vagas, totalizando 85 vagas para a cidade.