1 cabeza 2022 (150 px × 50 px) (1)

Vacinas da Janssen serão prioritárias a caminhoneiros, diz Chico Brasileiro

Os caminhoneiros terão prioridade na imunização contra a covid-19 nas vacinas da Janssen que podem chegar nos próximos dias em Foz do Iguaçu, disse o prefeito Chico Brasileiro neste sábado (19), no programa “Foz em Ação” na Rádio Cultura. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou ontem que 1,5 milhão de doses da vacina devem chegar ao Brasil nesta terça (22), de um lote de três milhões de doses. O município confirmou ontem (21), mais um óbito e 54 novos casos da doença.

“Estamos aguardando a chegada da vacina da Janssen, que é uma dose só, e os caminhoneiros serão vacinados com essa vacina, exatamente devido a esta dificuldade de dar uma segunda dose para eles”, disse Chico Brasileiro, ao responder uma moradora que têm marido e filhos caminhoneiros. Ele apontou a dificuldade à estes profissionais para o agendamento da segunda dose.

No Paraná, de acordo com o Plano Estadual de Imunização, as vacinas serão destinadas aos trabalhadores de transporte, em especial carga pesada. Os trabalhadores do transporte coletivo de Foz do Iguaçu, estão sendo vacinados desde o final do mês de maio.

Disponibilidade

De acordo com o prefeito, caso o caminhoneiro não esteja em Foz do Iguaçu quando chegar o lote de vacinas, não será prejudicado. “Na próxima vez que ele vier, pode procurar (o posto de saúde) que vai conseguir se vacinar”, assegurou Chico Brasileiro.

Foz do Iguaçu recebeu, no final de semana, mais 5.238 vacinas, totalizando 135.969 doses. Deste total, até sexta-feira (18), 122.913 haviam sido aplicadas nos grupos prioritários (profissionais de saúde, idosos, portadores de comorbidades e de deficiência) e público em geral, a partir de 48 anos. Segundo o Painel da Vacinação da Secretaria Municipal de Saúde, 95.785 da primeira dose e 27.128 de segunda dose.

As informações são de GDia