1 cabeza 2022 (150 px × 50 px) (1)

Vertimento das “Cataratas do Iguaçu” pela Itaipu faz a alegria dos visitantes

Neste domingo, o espetáculo está garantido para quem visita os atrativos da usina

Céu de brigadeiro, tempo bom e vertedouro jorrando água equivalente à vazão média das Cataratas do Iguaçu, em torno de 1.400 metros cúbicos de água por segundo. Os visitantes que passarem nas próximas horas deste domingo (4 de novembro), pelos atrativos turísticos de Itaipu, vão se deparar com esse show. Há possibilidade de que o vertimento, antes previsto para todo o dia, termine a qualquer momento. Portanto, se você programou uma visita a Itaipu, é bom apressar o passo, para não perder o espetáculo das águas.
O vertimento ocorre normalmente quando há excedente de água não usada para a geração de energia. Tem chovido bastante na região do reservatório, o que contribui para garantir uma poupança da “caixa d´água” de Itaipu, que está otimizando equipamentos para o melhor aproveitamento da matéria-prima para a geração de energia.

Este é o segundo vertimento nos últimos sete dias. O último havia ocorrido no final da semana passada, durante as eleições, mas por restrições operativas, não por excesso de água.

O vertimento ocorre logo após mais um recorde registrado pela usina. No mês passado, Itaipu registrou o melhor outubro de sua história, com a produção de 8.782.585 megawatts-hora (MWh). A expectativa é que 2018 fique entre os cinco melhores anos do ranking de produção.

Foto: Kiko Sierich