1 cabeza 2022 (150 px × 50 px) (1)

Zeca Dirceu lança candidatura em Foz do Iguaçu

O deputado federal Zeca Dirceu (PT) disse nesta quinta-feira, 8, que Foz do Iguaçu tem uma série de programas e projetos que servem de referência e modelo para as outras cidades e citou as ações nas áreas de educação, assistência social, habitação, meio ambiente e saúde como exemplos. “Foz tem um programa de valorização de resíduos sólidos com unidades nos bairros muito interessante. Assim como o ensino das línguas estrangeiras, o ensino integral e o cartão do material escolar”, disse Zeca Dirceu que lançou sua candidatura na cidade.

“Enquanto há uma retração nos programas habitacionais, Foz do Iguaçu entregou mais de 1,2 mil moradias e está regularizando os imóveis para mais de três mil famílias, 1,8 mil delas moram na ocupação do Bubas. Eu considero esse programa o maior do interior do Brasil”, destacou.

Foz do Iguaçu, reiterou Zeca Dirceu, foi o primeiro destino turístico do país a vacinar a população contra a covid, o que antecipou o movimento do turismo, retomando o setor de maior atividade econômica da cidade. “Hoje, Foz está recebendo mais de R$ 2 bilhões em investimentos e acredito que não há outra cidade turística do país com tamanho potencial na sua economia e isso significa mais empregos e renda para seus moradores”.

Veja também

Saúde e educação – Zeca Dirceu também apoia a proposta de regionalização do Hospital Padre Germano Lauck que hoje tem suas despesas custeadas, majoritariamente, pelo Município. “O hospital é municipal, mas de fato já é regional porque atende as nove cidades do extremo-oeste e os brasileiros, os paraguaios, os argentinos que moram do outro lado da fronteira. A transformação do hospital municipal em hospital universitário em parceria com a Unila é uma bandeira da cidade e que tem meu apoio e esforço político”.

O deputado destacou ainda a consolidação da Unila (Universidade Federal de Integração Latino Americana), criada pelo presidente Lula (PT) em 2010, e da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná). “São duas universidades públicas de ponta na formação dos estudantes no país e que também se destacaram agora no combate e enfrentamento da pandemia”.

“Além de eleger Lula presidente, precisamos eleger uma grande bancada de deputados para estarem lutando por nossos direitos, defendendo nossas causas e aprovando projetos. Agradeço a todos que vieram ouvir o que o deputado já fez por Foz do Iguaçu e o que ele vai continuar fazendo”, disse a presidente municipal do PT, Maristela Viana, ao apontar o repasse de R$ 700 mil para a saúde e para a construção do alojamento estudantil da Unila.

Motivação – Karina Iane, presidente da cooperativa de catadores do Jardim América, destacou o trabalho das unidades de valorização de recicláveis que vão chegar a oito unidades em Foz do Iguaçu.”Tenho orgulho de ser presidente da UVR América. Para alguns é lixo, mas para nós é nosso pão de cada dia e vamos procurar crescer cada vez mais. Agradecemos ao Zeca Dirceu pelo apoio e desejamos sucesso na sua eleição”.

Zeca Dirceu disse que faz política para cuidar e melhorar a vida das pessoas e é isso que vai continuar fazendo representando o Paraná em Brasília. ” Estou muito feliz em ver a cooperativa dos recicladores se organizando e participando da política. É a primeira vez que tenho uma campanha forte e organizada em Foz do Iguaçu, com tantas lideranças”, disse.

“Estou saindo desse lançamento ainda mais entusiasmado e otimista não só pelo resultado eleitoral, mas porque vou estabelecer com Foz uma relação política duradoura. É assim que faço política, estabelecendo relações verdadeiras que façam os recursos chegarem na ponta para mudar e melhorar a vida das pessoas”, completou.

Presenças – As secretárias municipais Ângela Meira (Meio Ambiente) e Justina da Silva (Educação); os secretário Nilton Bobato (Administração) e Elias Oliveira (Assistência Social); o presidente do Sismufi (sindicato dos servidores), Aldevir Hanke; e o presidente do PV de Foz do Iguaçu Dilson Paulo Alves.}