1 cabeza 2022 (150 px × 50 px) (1)

Zeca Dirceu se reúne com Bispo de Foz do Iguaçu e reforça campanha pela paz nas eleições

O deputado federal Zeca Dirceu (PT) se reuniu no início deste mês com o bispo Dom Sergio de Deus Borges e o padre Sérgio Bertotti de Foz do Iguaçu, junto com o Padre Leandro Blasius de Medianeira, em uma campanha pela paz nas eleições. No encontro, o deputado reforçou a importância do diálogo neste período eleitoral e também ouviu as demandas da Diocese, que atua no apoio a comunidades vulneráveis.

“Estamos em um momento importantíssimo da nossa democracia em que o diálogo, a paz e o respeito precisam nortear nossas ações. Não podemos tolerar a violência política, impetrada por quem quer que seja. O ódio precisa deixar de existir para que as eleições ocorram de forma limpa e sem custar a vida de mais ninguém”, defendeu.

O diálogo foi uma iniciativa do deputado Zeca Dirceu em busca de alternativas diante da escalada de ódio assistida no Paraná e que, em 9 de julho deste ano, vitimou o guarda municipal e ex-tesoureiro do PT Marcelo Arruda.

Veja também

Na ocasião, Arruda comemorava o aniversário de 50 anos junto da família em um espaço privado, quando teve o local invadido pelo policial penal e bolsonarista Jorge Guaranho. Antes de disparar contra a Arruda, Guaranho gritou “aqui é Bolsonaro”.

Apoio

Zeca Dirceu lamentou novamente o caso e reforçou a necessidade de uma campanha política com imperativo da paz e do diálogo. Ele solicitou apoio da Diocese nessa frente e se colocou à disposição para apoiar campanhas que atuem com o mesmo propósito.

Uma dessas pautas é a defendida na cartilha desenvolvida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), onde há uma mensagem do Papa Francisco.

“Somos chamados a amar a todos, sem exceção, mas amar um opressor não significa consentir que continue a ser tal; nem levá-lo a pensar que é aceitável o que faz. Pelo contrário, amá-lo corretamente é procurar, de várias maneiras, que deixe de oprimir, tirar-lhe o poder que não sabe usar e que o desfigura como ser humano”, diz trecho da cartilha.

Ações – Na visita, o deputado ainda conheceu as ações em prol da justiça social desenvolvidas pela Diocese e que auxiliam as populações vulneráveis de Foz do Iguaçu.

Como parte da campanha pela paz, o deputado também visitou o 7º Batalhão da Polícia Militar de Cruzeiro do Oeste e o 25º Batalhão de Polícia Militar de Umuarama, onde dialogou sobre a importância das forças policiais para a manutenção do respeito e da democracia.

“Além de dialogar com as forças de segurança para promover uma campanha de paz para o povo envolvido nas eleições, também pretendo visitar mais bispos, padres e pastores, representantes do ministério público eleitoral, da justiça eleitoral e demais autoridades das regiões onde tenho atuação política, para promovermos juntos uma conscientização por uma campanha de paz e sem violência”, frisou.