diariodefoz-logo-cabec wh

Barragem da Vale se rompe em Brumadinho (MG); 200 estão desaparecidos

WhatsApp
Facebook

Tês anos após o rompimento da barragem de Mariana, a sociedade brasileira assiste um novo caso, com condições muito parecidas. Na tarde desta sexta-feira (25), uma barragem da mineradora Vale na Mina Feijão, em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte (MG), se rompeu.

Segundo a empresa, as informações indicam que os rejeitos atingiram a área administrativa da companhia e parte da comunidade da Vila Ferteco. O Corpo de Bombeiros, que está atuando no local, informou que aproximadamente 200 pessoas podem estar desaparecidas.

O rompimento aconteceu na altura do km 50 da Rodovia MG-040. Os bombeiros enviaram equipes com policiais civis e militares, com enfermeiros e medicamentos, além de cinco aeronaves e um helicóptero. Também foram acionados militares do Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres (Bemad).

No Facebook, a prefeitura de Brumadinho pediu que a população mantenha distância do leito do Rio Paraopeba, que é um afluente do Rio São Francisco.

O parque de Inhotim teve que evacuar mais de mil pessoas às pressas, com medo de que a lama proveniente da ruptura de uma barragem da Vale em Brumadinho atingisse o parque.

Tragédia de 2015
Em 5 de novembro de 2015, o rompimento de uma barragem da Samarco também em Minas, entre Ouro Preto e Mariana, soterrou o distrito de Bento Rodrigues e matou 19 pessoas.

A lama que desceu da barragem destruiu flora e fauna, além de ter atingido o Rio Doce e alcançado o Oceano Atlântico pelo litoral do Espírito Santo, onde está a foz do curso d’água.

O rompimento é considerado o maior desastre ambiental do Brasil.

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *