diariodefoz-logo-cabec wh

Ratinho Junior participa do lançamento dos passeios turísticos do Parque Iguaçu

WhatsApp
Facebook

Circuito operado a partir do Porto Moisés Lupion, em Capanema, inclui trilhas, cachoeira e pernoite na Ilha do Sol

O governador Ratinho Junior participa, nesta sexta-feira (15), da inauguração dos passeios turísticos no Parque Nacional do Iguaçu, em Capanema, no Sudoeste do Paraná. A solenidade, a partir das 12h no Porto Moisés Lupion, será coordenada pelo prefeito Américo Bellé e terá presença de autoridades estaduais e da região. O circuito terá uma série de opções de passeios e aventuras, incluindo pernoite na Ilha do Sol.

“A iniciativa amplia potencial turístico do município, que fica na fronteira com a Argentina”, afirma Ratinho Junior, que tem como prioridade incentivar o turismo em todas as regiões do Estado. A autorização para os Passeios Turísticos na região de Capanema veio com a revisão do Plano de Manejo do Parque Nacional do Iguaçu, aprovado em novembro de 2018 pelo Conselho de Defesa Nacional (CDN). As informações são de Ronildo Pimentel, no Gazeta Diário.

O estudo, elaborado por equipe técnica do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), buscou alternativas para ampliar a oferta de turismo, beneficiando os lindeiros à unidade de conservação. Os passeios serão operados pela Macuco Ecoaventura, em regime de Autorização, que é uma modalidade diferente de concessão.

O circuito torna realidade uma luta de décadas da comunidade de Capanema e alguns avanços a partir de 2017, afirma o prefeito Américo Bellé. A iniciativa é inspirada em exemplos de municípios que se reinventaram a partir do turismo, impulsionando a economia e oportunidades.

Capanema também tem trabalhado para se posicionar com um dos principais destinos turísticos do país, em posição de destaque no ramo ecológico e de experiência com a natureza, ressaltou Bellé.

Atrativos
No circuito, os turistas terão contato direto com trilhas e a imponente cachoeira do rio Silva Jardim, as maravilhas da trilha da taquara e as curiosas lagoas da Ilha do Cavalo. A Ilha do Sol é um paraíso localizado 18 quilômetros rio Iguaçu abaixo, partindo do Porto Moisés Lupion. O local, que conta com trilhas e a presença dos brincalhões macacos-prego, tem estrutura para eventos e pernoite.

Nos últimos anos, Capanema tem avançado na implantação de ações voltadas ao eco turismo. Alinhado ao ICMBio e ao Parque Nacional do Iguaçu, neste período foram realizados projetos que permitiram a autorização direta para a empresa operar atrativos partindo de Capanema para a unidade de conservação.

A Macuco Ecoaventura se instalou na área urbana e no Porto Moisés Lupion. “Quando fomos procurados pelo prefeito para saber da possibilidade de implantar os passeios, justamente pela nossa capacidade e conhecimento, além de embarcações, imediatamente nos interessados, até pela proximidade da região”, conta o coordenador da empresa em Capanema, Cleverson Teixeira.

Segundo ele, a empresa tem laços fortes com o município e finalmente quando saiu o Plano de Manejo, uma das questões colocadas pelo ICMBio era de que poderia liberar desde que empresas idôneas na área de navegação se apresentassem. “O prefeito voltou a entrar em contato e em contato com o ICMBio, foram apresentadas as opções. Estamos muito felizes deste primeiro momento”, disse.

A autorização é experimental de um ano, período em que o Macuco terá de fazer os reajustes e se enquadrar nas exigências do ICMBio. “Daqui 12 meses será feita uma avaliação para definir se o contrato continua, ou haverá necessidade de concessão”, adiantou Teixeira.

Valorização local
A empresa, segundo ele, busca a criação de emprego e renda na região onde atua e optou por operar com profissionais do município. Já está contratada uma equipe de aproximadamente 15 pessoas. São todos da região e já passaram por treinamento com bióloga, bombeiros, primeiros socorros, informou.

“Há duas semanas eles estão em treinamento para receber o turista com a mesma qualidade e competência que existe nos passeios já operados dentro do Parque Iguaçu”, comentou Cleverson Teixeira.

Além de Ratinho Junior, o evento tem confirmadas presenças do chefe da Casa Civil, Guto Silva, do secretário de Desenvolvimento Sustentável e Turismo Márcio Nunes, deputados e representantes do Parque Iguaçu, do Sebrae PR e entidades públicas e privadas. Logo após a inauguração, todos serão convidados para um passeio até a Ilha do Sol.

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *